Com o crescente impacto dos custos de telefonia, a implantação de sistemas confiáveis de controle e governança tornaram-se itens obrigatórios. 

Um sistema de tarifação é um aplicativo que recebe informação das centrais telefônicas (uma ou mais centrais telefônicas) acerca das ligações e disponibilizam, em relatórios e gráficos (por ramal, centro de custo ou nível), informações detalhadas e resumidas relevantes para o gerenciamento.

Dentre os benefícios proporcionados por um sistema de tarifação, destacam-se:

- Aplicação gradativa de medidas de economia e a disciplina na utilização dos recursos;

- A identificação de potenciais Rotas de Menor Custo (RMC / LCR);

- A identificação de oportunidades nos planos das operadoras, permitindo a utilização do modelo mais vantajosos ao perfil da empresa (Planos de descontos, fidelização e acordos de serviços contratados);

- O apoio às atividades de segurança e investigação, possibilitando pesquisas de chamadas saIntes e entrantes baseadas em grandes bases de dados com históricos e perfis de utilização;

- A possibilidade de estabelecimento de metas e limites de gastos por períodos pré-determinados;

- O Auxilio na correta utilização dos seus sistemas e, sobretudo, no seu gerenciamento;

- A análise da aderência dos recursos às necessidades da organização (sub ou super dimensionamento, alocação de recursos adequada, etc.).

Através de um controle eficiente, é possível adotar medidas importantes para a redução de custos. Essa economia corresponde normalmente a 20% (podendo atingir os 40%)da conta telefônica. Precisa de um motivo melhor para contatar a NORTELDATA?